“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”

O Dia do Professor começou em 1827 quando, em 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I instituiu um decreto estabelecendo o Ensino Elementar no Brasil com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Algum tempo depois, em 1947, o professor Salomão Becker teve a iniciativa de comemorar nesse dia uma confraternização em homenagem aos professores e, ao longo dos anos, a data se instituiu e se popularizou.

Este dia homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário.

O corpo docente de uma instituição de ensino geralmente carrega o peso de educar os alunos, além de escolarizá-los, uma vez que muitos pais transferem essa responsabilidade para a escola. Porém, mais do que ajudar a criar esses seres humanos, um professor consegue inspirar e mudar a vida de uma pessoa em âmbito acadêmico, pessoal e também profissional.

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Apesar de “profissão-mãe” de todas as outras, lecionar não é fácil. Precisa ter vocação, amor pelo outro, desapego, fé na humanidade. Precisa saber enfrentar a ingratidão de pais e alunos, a não valorização da sociedade, os cenários políticos e econômicos adversos, as más instalações e dificuldades do ambiente de trabalho e, ainda assim, compartilhar o conhecimento.  Precisa ser herói e heroína diariamente.

Durante a jornada acadêmica existirão diversos tipos de professores e diferentes áreas de ensino. Alguns farão você rir e outros farão você tremer de medo e chorar de ansiedade, porém, com toda a certeza, existirão aqueles que transformarão a sua vida e darão um 360º em tudo que você pensou e desejou para a sua vida. Estes, com certeza, você levará na sua memória, pensamento e coração para a vida inteira.

Aos professores que inspiram e transformam pessoas, o nosso muito obrigado e Feliz Dia do Professor.

  

Previous PostMeu Mundo Caiu
Next PostA síndrome do Gênio da Lâmpada
Comentários (0)
Deixe seu comentário